Enquadramento Curricular

Mais do que conhecimentos enciclopédicos, a educação no Pré-escolar deve proporcionar às crianças oportunidades de desenvolvimento pessoal e social que contribuam para o seu bem-estar e segurança, ajudando a estruturar a aquisição de conhecimentos, de forma sólida e confiante.

As Orientações Curriculares para esta etapa refletem isto mesmo. Nelas se fala na importância de “aprender a aprender”, do caráter lúdico da aprendizagem, da importância de se partir daquilo que a criança já sabe, para mais facilmente se desenvolverem todas as suas capacidades.

Os conteúdos deste site, assim como todos os materiais do Programa Nestlé Crianças Saudáveis para o Pré-escolar têm em conta as quatro Áreas de Conteúdo referenciadas nas Orientações para a Educação Pré-escolar do Ministério da Educação:


Formação Pessoal e Social
A formação pessoal e social é nesta idade fundamental. A criança está a ganhar independência, a aprender a ser responsável, a criar a sua identidade.

Os conteúdos e as propostas do Programa Nestlé Crianças Saudáveis vão ao encontro destes objetivos, fomentando a autonomia, a participação em jogos de grupo, o espaço para falarem de si próprias e das suas experiências (ex. gostos e hábitos alimentares, prática de atividade física, etc).


Expressão e Comunicação
Esta área compreende o domínio das expressões motora, dramática, plástica e musical; o domínio da linguagem oral e abordagem à escrita; e o domínio da matemática. Nesta idade a criança está desenvolver a sua motricidade (global e fina), aprecia os jogos de movimento, entrega-se ao jogo simbólico e dramático (brincando, imitando, fazendo mímica, fantoches). É também uma fase em que a expressão plástica e musical têm grande importância.

É por este motivo que muitas das atividades que propomos implicam movimento e procuram cruzar os conteúdos do universo alimentar com as várias vertentes da expressão.

Na área da linguagem oral e abordagem à escrita, é fundamental que durante os anos de Pré-escolar as crianças aprendam a ler a realidade, observando e lendo imagens, que contactem com diferentes situações de comunicação, que o diálogo entre si e com o educador seja fomentado.

Os materiais do Programa Nestlé Crianças Saudáveis têm exatamente por base a leitura de imagens, partindo desta para se estabelecerem conversas, para se fazerem comparações e se descreverem experiências (por ex.: qual é o percurso que um alimento faz até nossas casas, que alimentos são precisos para fazer determinado prato, qual a refeição que os meninos estão a tomar?).

Também a matemática foi integrada muito naturalmente. Classificar, formar conjuntos, seriar e ordenar, contar, ter noção do número, reconhecer formas, comparar tamanhos ou resolver pequenos problemas são algumas das competências que se desenvolvem nestas idades.

Nas propostas do Programa Nestlé Crianças Saudáveis todas estas ações estão presentes, integradas no contexto da alimentação e da nutrição (por ex.: contar, classificar e agrupar alimentos).


Tecnologias de Informação e Comunicação
Nesta área procura-se, entre outras metas, desenvolver a capacidade de procurar e tratar informação nos meios digitais, de comunicar em rede (como estratégia de aprendizagem), ou de sistematizar a informação usando recursos digitais.

Como metas, destacam-se:

"No final da educação Pré-escolar: a criança explora livremente jogos e outras atividades lúdicas acedendo a programas e a páginas da Internet a partir do ambiente de trabalho, disponibilizadas pelo educador; (…) identifica informação necessária em recursos digitais offline e online (jogos de pares, de sinónimos e contrários, de cores e tamanhos, etc.), disponibilizados pelo educador a partir do ambiente de trabalho; (…) categoriza e agrupa informação em função de propriedades comuns (jogos sobre tipos de alimentos, objetos, atividades, etc.) (...)"

Os recursos online do Programa Nestlé Crianças Saudáveis vão ao encontro destes objetivos.

Conhecimento do Mundo
Esta é a área que procura ir ao encontro da curiosidade e da vontade de saber, tão naturais das crianças em idade de jardim-de-infância.

Em relação à área da educação para a saúde dizem as orientações curriculares:

"A educação para a saúde e higiene fazem parte do dia a dia do jardim de infância, onde a criança terá oportunidade de cuidar da sua higiene e saúde e de compreender porque razão lava as mãos antes de comer (...), porque deve comer a horas certas e porque não deve abusar de determinados alimentos. Estas questões podem levar ao aprofundamento de determinados conhecimentos sobre o funcionamento dos diferentes órgãos do corpo, as características que distinguem os alimentos, etc."
As Metas de Aprendizagem que se enunciam (estabelecidas pelo ME) cruzam também os conteúdos do Programa Educativo Nestlé Crianças Saudáveis:

- Nomear, ordenar e estabelecer sequências de diferentes momentos da rotina diária e reconhecer momentos importantes de vida pessoal e da comunidade (por ex.: festividades);
- Formular questões sobre lugares, contextos e acontecimentos que observa no seu quotidiano;
- Identificar a origem de um material corrente (animal, vegetal ou mineral);
- Reconhecer que o ser humano tem necessidades fisiológicas (sede, fome, repouso…); - identificar permanência e mudança nos processos de crescimento (bebé, criança, adolescente, jovem, adulto, idoso);
- Usar e justificar algumas razões de práticas de higiene corporal, alimentar, saúde e segurança (exemplos: lavar as mãos antes das refeições e sempre que necessário, lavar os dentes, lavar os alimentos que se consomem crus, evitar o consumo excessivo de doces e refrigerantes, ir periodicamente ao médico, etc.).
No 1.º Ciclo os grandes objetivos são que as crianças sejam capazes de "Desenvolver hábitos de higiene pessoal e de vida saudável utilizando regras básicas de segurança e assumindo uma atitude atenta em rela- ção ao consumo." e de "Estruturar o conhecimento de si próprio, desenvolvendo atitudes de autoestima e de autoconfiança e valorizando a sua identidade e raízes."

Metas de Aprendizagem que cruzam os conteúdos do Programa Nestlé Crianças Saudáveis/ 1.º Ciclo

Estudo do Meio:
"O aluno sistematiza as modificações ocorridas no seu corpo, explicando as funções principais de órgãos constituintes, bem como as funções vitais de sistemas humanos (...)." (Ex.: uma oportunidade para falar do crescimento e das mudanças que este vai trazendo e também dos órgãos e funções do sistema digestivo).
"O aluno demonstra conhecimento e aplica normas e cuidados de saúde e segurança, a nível individual e comunitário, com vista ao equilíbrio natural."
"O aluno identifica algumas normas de higiene ao nível da alimentação (Ex.: importância da água potável, verificação do prazo de validade dos alimentos) (...)."
(Ex.: uma oportunidade para falar dos princípios que estão na base de alimentação saudável, nas principais regras para uma vida sã e equilibrada).
O aluno refere elementos da sua identidade cultural, diferenciadores e comuns à identidade de membros de outras culturas, manifestando o sentido de pertença e o respeito pela diversidade de culturas. (Ex.: hábitos alimentares, familiares, regionais e nacionais; o que se comia no passado e os hábitos alimentares do presente; e também o que comia em bebé, o que come agora — alimentação nas diferentes etapas da vida)

Expressões Artísticas e a Expressão e Educação Motora
As Metas que fazem parte dos programas do 1.º Ciclo nestas duas áreas também podem ser atingidos através das atividades do Nestlé Crianças Saudáveis, já que em vários momentos os alunos são desafiados a desenvolver a sua criatividade e a expressarem-se plasticamente, a nível musical, dramático, corporal, etc. A aprendizagem, a pesquisa e a transmissão de conhecimentos aos colegas nos domínios da alimentação, saúde e bem-estar implicam a realização de atividades de expressão em todos estes domínios.

Língua Portuguesa
Exprimir oralmente ideias e conhecimentos; ler, compreender e interpretar textos; reconhecer e elaborar diferentes tipos de texto ou alargar o campo lexical são metas a atingir nesta fase. Por implicarem leitura crítica de textos, por desafiarem os alunos a exprimirem-se oralmente e por escrito e até por darem a conhecer palavras e conceitos novos, as atividades do Nestlé Crianças Saudáveis podem facilmente ir ao encontro destas metas.

Matemática
Resolver pequenos problemas (em contexto numérico, envolvendo operações aritméticas), compreender as grandezas e unidades de medida, recolher, organizar e tratar dados ou analisar e comparar estatísticas, são exemplos de Metas nesta área no 1.º Ciclo. A alimentação e todos os temas e conteúdos por ela abrangidos — da nutrição à culinária —  possui os elementos necessários para desenvolver o raciocínio e as capacidades matemáticas dos alunos.